Programa Saúde do Educando promove o desenvolvimento dos alunos

O Programa Saúde do Educando (PSE) presente nas escolas municipais de Piracaia promove a integração de cuidados de saúde com a educação. Por meio de cuidados de uma equipe multidisciplinar, a saúde dos educandos é avaliada constantemente para garantir que todos estejam bem para aprender. Por meio de uma parceria do município - por meio dos departamentos de Educação, Saúde e Esporte - com o Governo Federal, o cuidado previsto pelo programa se estende também ao cardápio oferecido aos estudantes, com alimentos cuidadosamente balanceados por nutricionista da Prefeitura.

Por meio da melhoria na qualidade de vida dos alunos da educação básica, o PSE tem por objetivo detectar doenças precocemente para que possam ser tratadas rapidamente ou prevení-las. Assim, os estudantes passam por avaliações constantes para acompanhar seu desenvolvimento, por meio de exames oftalmológicos, aplicação de vacinas e orientações sobre saúde bucal, entre outros. “Garantindo a saúde dos alunos, podemos oferecer formação integral. As crianças só vão aprender se estiverem bem e saudáveis”, destacou o prefeito Silvino Cintra.

Os alunos também participam de diversas modalidades de esportes nas unidades escolares, promovendo hábitos saudáveis, a sociabilização e o trabalho em equipe. A atenção integral à saúde dos estudantes faz parte do projeto político-pedagógico das escolas municipais de Piracaia, que tem por objetivo oferecer ensino de qualidade em toda a rede.