Professores passam por formação Continuada no Centro de Educação Ambiental de Piracaia

Nos dias 25 e 26 do mês de junho, os professores da rede municipal de ensino de Piracaia passaram por Formação Continuada, no Centro de Educação Ambiental do município. O tema trabalhado foi o Projeto Gota D’ Água 2019 - Desafio Água e Saneamento - Sua Gota faz a Diferença.
O objetivo foi sensibilizar os docentes para o conjunto de serviços de Saneamento Básico e envolver a equipe escolar, alunos e pais por meio da transposição didática, na busca de soluções para a problemática do Saneamento Básico utilizando a Educação Ambiental como ferramenta pedagógica.

O Projeto Gota d'Água do Consórcio PCJ (inicialmente Semana da Água) tem como objetivo intensificar as ações de Educação Ambiental voltadas à gestão da água, nos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica da qual Piracaia faz parte, envolvendo o público formal (escolas) e o não formal (comunidade). Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Foram explanados a problemática do Saneamento Básico e os desafios do abastecimento de água. Os professores participaram de dinâmicas de sensibilização e de oficina de construção de ampulheta reutilizando garrafas pet, para auxiliar no controle de tempo gasto no banho. Ao longo do semestre os professores desenvolverão o tema com os alunos e, como produto final elaborarão um vídeo das atividades para apresentação no Seminário de Avaliação do Projeto Gota D’água 2019 em Novembro.