Prefeitura fornece mudas de árvores para estimular a arborização da cidade

Para estimular a arborização urbana, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Piracaia mantém o projeto Viveiro Municipal, que fornece gratuitamente mudas para plantios em praças públicas, canteiros, escolas, áreas verdes, reflorestamento de áreas degradadas ou para as residências. Os munícipes podem retirar diversas mudas de árvores na sede do projeto, que integra a estrutura do Parque Ecológico Municipal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

As mudas produzidas no Viveiro são de espécies nativas. Primeiro são produzidas em saquinhos plásticos, e quando atingem o porte e altura ideal para plantio, são disponibilizadas para doação. Para isso, o espaço conta uma equipe de funcionários que participa do processo de coleta de sementes, produção de mudas e plantio em áreas verdes. “Por meio do Projeto, esperamos arborizar e recompor a vegetação da cidade, contribuindo para conservação ambiental e a manutenção da biodiversidade local e regional”, explicou o Diretor de Meio Ambiente Hélio Varela.

As mudas não podem ser utilizadas para compensação ambiental, ou seja, para plantio de árvores onde outras foram cortadas. O Viveiro Municipal fica na Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho s/n, no Jardim Santo Afonso.