Prefeitura de Piracaia sedia mais uma reunião da Câmara Técnica de Recursos Naturais

Dando continuidade ao investimento nas ações de proteção e recuperação ambiental, nesta semana a Prefeitura de Piracaia foi anfitriã da 88ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN). O encontro, realizado pela segunda vez na cidade, contou com a participação do diretor de Meio Ambiente, Hélio Varela, de representantes da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ e integrantes da Diretoria Administrativa e Financeira da Agência das Bacias PCJ.

Na reunião, realizada no Salão Azul da Prefeitura, foram discutidas as propostas de Regimento Interno da CT-RN. “Uma das atribuições desta Câmara Técnica é a conservação e proteção do solo, para conservação dos recursos hídricos; por meio da prevenção dos efeitos nocivos da degradação, erosão e poluição dos solos de terra alta, da planície de inundação de contorno - tanto no meio urbano como no rural - proteção dos recursos hídricos quanto às atividades realizadas pelo ser humano ou os efeitos indiretos delas”, explicou o diretor de Meio Ambiente Hélio Varela.

A Câmara Técnica possui um grupo de trabalho, GT-Mananciais, onde é discutida a participação do Município de Piracaia e da Agência de Bacias PCJ no Programa Produtor de Água da ANA (Agência Nacional de Águas) em andamento. “O Programa Produtor de Água – Piracaia, realizará benfeitorias em propriedades rurais com objetivo de melhorar a conservação de solo e produção de água na bacia do Ribeirão Quatro Cantos e, posteriormente as propriedades contempladas nesse projeto poderão receber recursos financeiros do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Agência PCJ. Piracaia participou do Edital e foi selecionado”, completou o prefeito Silvino Cintra.

Após a reunião, os participantes visitaram uma propriedade rural do município que será uma das beneficiadas do Projeto.