Educação de Piracaia supera média nacional e estadual do IOEB

Educação de Piracaia supera média nacional e estadual do IOEB

O Município de Piracaia alcançou a nota 5,2 no IOEB - Índice de Oportunidade da Educação Brasileira 2019. Esse resultado está acima do estado de São Paulo e da média nacional de 4,7.

Dentro dos medidores do índice, Piracaia está no nível 4 que corresponde às localidades que obtiveram uma nota acima do índice considerado mediano e que demonstraram crescimento mais expressivo na série histórica (2015-2019).


“Esse índice avalia a educação de oportunidades na cidade, de nível infantil até o superior. Tivemos um aumento consecutivo tanto em 2017, como 2019. Isso é mais uma forma de saber que estamos trabalhando no caminho certo”. Destaca a Coordenadora de Educação do município Fátima Starzewski.

O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo ecossistema da educação.

O índice leva em consideração um conjunto de fatores divididos em dois grupos: insumos e resultados educacionais. Entre os indicadores de insumos educacionais analisados pelo IOEB estão: escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.

Já os indicadores de resultados educacionais incluem: nota no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental, nota no Ideb dos anos finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio.

É o resultado do investimento na educação do nosso município.