Alunos de Piracaia se classificam para 2ª fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Dois grupos de alunos da rede municipal de Piracaia avançaram na competição e se classificaram para a 2ª fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). São 16,6 mil equipes participantes de todos os estados brasileiros. A Olimpíada conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP.

A primeira etapa da competição começou no dia 6 de maio com um total de 18,5 mil grupos inscritos. Em todas as fases online, os alunos têm acesso à prova sempre às segundas-feiras e o prazo para entrega é no sábado. “Estimular a participação dos alunos em competições promove o desenvolvimento e aumenta sua auto-estima, por isso, não somente em sala de aula, a rede municipal de Piracaia está sempre envolvida em oferecer oportunidades aos estudantes para participarem de atividades que reforcem suas habilidades”, destacou a responsável pelo Setor de Educação do município, Fátima Starzewski.

“Participar deste tipo de prova, em nível nacional e com milhares de competidores, é um excelente termômetro para avaliarmos a qualidade do ensino. Há muito o que ser feito, mas já estamos conseguindo ver os bons resultados dos investimentos em Educação”, acrescentou o prefeito Silvino Cintra. O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.