Prefeitura de Piracaia inicia projeto “Tem Mata Atlântica Aqui”

A Prefeitura de Piracaia, por meio do Departamento do Meio Ambiente, promoveu no dia 27 de maio, o início do Projeto “Tem Mata Atlântica Aqui”

Segundo a pasta, o objetivo principal é ressaltar o enriquecimento da arborização urbana com o plantio de exemplares representativos de árvores do Bioma Mata Atlântica. Hoje, Piracaia possui apenas 30% da vegetação original distribuída em fragmentos pela cidade. Neste primeiro momento, as escolas que aderirem ao projeto, poderão desenvolver pesquisas sobre o Bioma e confecção de trabalhos que chamem a atenção da população para o combate ao desmatamento e também promover o incentivo ao plantio de árvores para a recomposição da vegetação nativa que se perdeu ao longo do tempo.

Os trabalhos ficarão em exposição no final do ano para toda a população.
As escolas plantarão em suas dependências exemplares de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica como, por exemplo: pitanga, goiaba, cereja do Rio Grande, jabuticaba, grumixama, entre outras. Em uma segunda etapa, o plantio se estenderá para as áreas verdes do município, formando corredores ecológicos, onde a fauna local poderá se deslocar sem oferecer riscos às pessoas. Com o engajamento dos munícipes será possível reflorestar a cidade com espécies nativas deste Bioma tão
ameaçado. Assim a conservação da fauna, dos insetos polinizadores e dos pássaros dispersores de sementes estará garantida, e isso vai contribuir com a recuperação da vegetação nativa de Mata Atlântica, tanto de Piracaia como dos
municípios vizinhos.