Turismo

Piracaia, localiza-se na Serra da Mantiqueira. Na arquitetura, tem belos prédios de mais de 100 anos; na religião, suas igrejas magníficas e as manifestações folclóricas que mantêm sua tradição; na gastronomia, destaca-se a truta, criada nas águas frias do Rio Atibainha.

Mas é sua natureza o que mais impressiona. Oferece opções para atividades como mountain bike, para os apaixonados por aventura em off road, com suas estradas, trilhas para caminhadas com visuais e cenários deslumbrantes, passando por corredeiras e cachoeiras.

Também a hospitalidade calorosa de suas pousadas está em sintonia com o meio ambiente. Piracaia, com a imponência de suas montanhas e a grandeza das represas, permite a escolha entre o turismo
ecológico, religioso, rural e de aventura.

Turismo Religioso

Paróquia São Brás
Construída na década de 1940. Passou a Paróquia em 22/06/2008. Localiza-se na Vila São Brás, próximo ao Bairro Batatuba, Rodovia Jan Antonin Bata.

Igreja Matriz Santo Antonio da Cachoeira.
Construída em 1884, a igreja é de extrema beleza. Tem suas paredes em tons dourados. Quando se olha para o teto, depara-se com a abóbada que mostra toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana. O teto da nave contém a figura de todos os papas da igreja desde São Pedro até o papa
Francisco, sendo um total de 268 papas. No mundo existe apenas duas igrejas com figuras de papas no teto: uma é a igreja de São Paulo Apóstolo em Roma e a outra a igreja Matriz de Santo Antonio da Cachoeira; em Piracaia. Localiza-se na Praça Santo Antonio.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Sua construção foi iniciada em 1839 por Domingos de Oliveira Leme e só foi concluída em 1871. O nome foi escolhido em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito, santos de grande devoção dos escravos. A igreja do Rosário foi construída para os cristãos negros que no período colonial eram proibidos de frequentar a igreja dos homens brancos. As paredes da igreja são de taipa com quase 1 metro de espessura. Os altares são de madeira. Dentro da igreja há o brasão do império e nas paredes encontram-se obras de arte retratadas em painéis de azulejos portugueses. A igreja localiza-se na Praça do Rosário.

Igreja Santa Cruz do Leopoldo
Dedica às almas, sua construção final data de 20 de junho de 1933. Localiza-se na Praça Padre Leonardo.

Gruta Nossa Senhora Aparecida
Construída em 2004, em terreno do município pelo Grupo Pé na Estrada.Toda construção é em pedra. Na Gruta está a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Localiza-se ao lado da escadaria que dá acesso ao Santo Cruzeiro, na Av. Luige Zenga. Aberta das 8 às 18 horas.

Santo Cruzeiro
Em 26 de novembro de 1939 quando as Santas Missões passaram por Piracaia, foi colocada no morro da Penha uma grande cruz de madeira. Foi uma grande festa religiosa. No dia 7 de novembro de 1943, durante um grande temporal, o braço da Cruz desmoronou. No dia 30 de novembro de 1944 foi colocada a pedra fundamental para a nova Cruz.Foi assim que o grande arquiteto José Bonetti esculpiu o Santo Cruzeiro, um crucifixo de 14 m de altura, em cimento e inaugurado no dia 14 de julho de 1946. Esse enorme monumento fica em um morro a 1.200 m de altitude, podendo-se avistar toda a cidade de Piracaia. Pode-se chegar até o Santo Cruzeiro por uma escada com 590 degraus, com paradas para descanso, que começa ao lado da Gruta N.S. Aparecida ou pela rua Antonio Poloni. Aberto das 8 às 18 horas, com entrada franca.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A construção da primeira fase foi em 1983. A segunda fase foi em 1989. Em 1994 ampliou-se a entrada da igreja. Passou para Paróquia em fevereiro de 2004. Localiza-se na Av. José Leite Peçanha, Jard. Capuava.

Turismo Ecológico
Parque Ecológico é uma área de 40.000 m2. Conta com pista de cooper, playground, quadra de areia, horto com viveiros de mudas, lanchonete e estacionamento. Localiza-se na rua Sebastião Ferreira de Araujo Filho, Jard. Santo Afonso. Aberto das 8 às 18 horas, entrada franca.

Parque Ecológico da Boa Vista
Área de Proteção Ambiental, protegida pela Lei nº 2.015 de 2000. Dentro do Parque há uma caixa d\’água, cuja construção é de 1914, que forneceu água para a cidade até 1976. Pelo Parque pode-se fazer trilha entre as matas, com 5 km. A trilha vai até o cume do Morro da Boa Vista de aproximadamente 1.500 m de altura, onde se avista toda a cidade. Acesso pela Estrada Municipal Lamartine Peçanha, Bairro Boa Vista. Entrada franca, com visitas agendadas e acompanhamento.

Rota Atibainha
O acesso para a Rota Atibainha é pela Estrada Municipal André Franco Montoro. Por esta rota chega-se a junção das represas de Piracaia com a de Nazaré Paulista. Seguindo em direção ao Bairro do Pião, localiza-se a Cachoeira do Pião. Também por esta rota, chega-se a Pedra do Carmo, por uma maravilhosa estrada no meio da mata, com orquídeas e corredeiras. A Pedra do Carmo tem aproximadamente 2000 metros de altura, acesso por trilha. E ainda, pode-se visitar a criação de trutas, com visitas agendadas. A rota é de aproximadamente 50 km em asfalto e estrada de terra.

Para fazer Turismo de Aventura e outras trilhas, há necessidade de agendar e com acompanhamento.

Casa do Artesão José Bonetti
Artesanato em geral, trabalhos em madeiras e cerâmica. Localiza-se próximo ao Portal, entrada da cidade, na Rodovia Jan Antonin Bata.

Scroll To Top