Escolas municipais iniciam projeto Piracaia sem Ambliopia

As escolas municipais já iniciaram o projeto Piracaia sem Ambliopia, oferecido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Educação, em parceria com o oftalmologista Dr. Gabriel Caetano.

Cada escola fará triagem e acompanhamento periódico com os alunos do ensino infantil para detecção da ambliopia, uma imprecisão da visão causada por desenvolvimento inadequado dos olhos na infância, com material fornecido pelo Dr. Gabriel Caetano, com auxílio do Poder Executivo.

Caso a equipe escolar, formada por diretores, professores e funcionários, que receberam treinamento e instruções, constate a imprecisão na visão de algum aluno, fará o encaminhamento ao oftalmologista, que irá atender, de forma gratuita, dez crianças por semana em seu consultório no centro da cidade.

A ambliopia é uma imprecisão na visão que pode se apresentar em ambos os olhos, sem que eles apresentem anomalia. Também conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia é uma deficiência no sistema visual durante o período da infância, até os 7 anos, que não pode ser corrigida por óculos.