Prefeitura Municipal

Piracaia-SP

Última Atualização do Site:
25/04/2017 10:28:48





Símbolos do Município

A Bandeira de Piracaia

A Bandeira de Piracaia é retangular, formada por dois campos: 1º campo há três faixas azuis, que representam o idealismo do povo piracaiense e uma branca, que simboliza a paz que reina em nosso município.



Brasão

Lembra o passado do Brasil, desde o seu descobrimento. A cruz de Santo Antonio " T " representa a fé do nosso povo, salientando o padroeiro da cidade. O escudo vermelho, com uma oliveira com frutos e raiz, é o brasão da família dos Oliveiras, em homenagem a fundadora da cidade, d. Leonor de Oliveira Franco.

No 2º campo, o granito preto lembra uma das riquezas do município, sendo uma das referências, do mesmo modo que Carrara fez com o seu mármore, mundialmente conhecido. Representa ainda a tradição da família, os bons sentimentos e o espírito cívico do nosso povo.

Os ramos de café lembram a primeira riqueza da nossa região, bem como simbolizam o trabalho do paulista. O Rio Cachoeira é representado pela lista azul. O trabalho do nosso povo pela pátria é representado pelo ramo de louros.

A Coroa Mural simboliza a nossa emancipação política. A porta aberta representa a hospitalidade do nosso povo. O Cruzeiro acima norteia os caminhos dos nosso dirigentes. A legenda, em letras pretas, é a referência ao granito de Piracaia. A primeira data presente no brasão, 5/3/1836, é a data em que Piracaia passou a ser freguesia; na segunda, 24/3/1859, passou a ser vila, formando o nosso município.

( Enzo Silveira )



Hino de Piracaia

Através da Lei nº 2.113/2002, foi aberto um concurso público, para escolha do Hino Municipal. A ganhadora do concurso foi Madalena Bigotto.

Piracaia,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.